segunda-feira, 6 de setembro de 2010

JÁ CONHECE A TRILHA ECOLÓGICA DA PEROBA ROSA?






















Em 2007, criamos a Trilha Ecológica da Peroba Rosa, um espaço propício para a Educação Ambiental em nosso município e que abriga variadas espécies da flora da região. Reuni uma equipe de voluntários para organizar o terreno, construir o portal de acesso e limpar o caminho da trilha. Durante os dias pré-inauguração, o que se viu foram adultos animados com o trabalho pioneiro que estavamos realizando e crianças intensamente curiosas para visitar o local.

O projeto surgiu do objetivo de estimular o conhecimento da biodiversidade e a interpretação da natureza. O terreno, concedido pela prefeitura, consiste em uma área preservada do município, atrás de uma estação rural, localizada na Estrada Veado Km 01. A trilha é remanescente de floresta natural, com várias exemplares de Peroba-Rosa, árvore muito comum nas florestas de região.

O sonho se tornou uma realidade, mas hoje, as visitas frequentes contrastam com a dificuldade de manter o local sem a destinação de pessoal qualificado ou recursos de monitoramento.

Um abraço da
professora Janete.

Nenhum comentário: