quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ALUNOS VÃO À COMUNIDADE: DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS





















Os municípios de Altônia e São Jorge do Patrocínio, por meio do CORIPA, Secretaria de Meio Ambiente, Prefeituras e Ministério Público, preocupados com a problemática e destinação correta de pilhas e baterias, elaboraram um Projeto de Coleta Seletiva, realizado no 1º semestre de 2009. 


A missão de sensibilizar alunos, professores, autoridades e comunidade tomou maior proporção com a Semana do Meio Ambiente, no início de junho. A coleta surtiu grande efeito, pois a população passou depositar as pilhas nos coletores instalados nas escolas, no comércio e em outros pontos da cidade.

A Secretaria de Meio Ambiente recolhe os resíduos e em seguida, o IAP transporta até o local da reciclagem e encaminha para a destinação correta. A compra dos coletores foi custeada pelo Ministério Público através da aplicabilidade de multas que reverteram em pecúnia ao município.

O projeto elaborado pelas biólogas Valéria Aparecida Piovesam dos Santos Melissinas e Élida Maiorani, foi apresentado à Câmara dos Vereadores, no Fórum Municipal e logo foi aprovado. Agora, as lixeiras estão nos locais de coleta e, é possível perceber uma certa mudança cultural no descarte destes resíduos tão prejudiciais ao meio-ambiente.
A população está fazendo a sua parte.

Em breve incluirei mais fotos.



As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.

Devido a seus componentes tóxicos, as pilhas podem também afetar a qualidade do produto obtido na compostagem de lixo orgânico. Além disso, sua queima em incineradores também não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera.

Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas são: cádmio, chumbo e mercúrio. Todos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois eles são bioacumulativos. O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, e o mercúrio pode também ocasionar mutações genéticas.

Considerando os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado das pilhas e baterias usadas e a necessidade de disciplinar o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado (coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final) de pilhas e baterias usadas, a Resolução n° 257/99 do CONAMA resolve em seu artigo primeiro:

"As pilhas e bateria”s que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessário ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos, veículos ou sistemas, móveis ou fixos, bem como os produtos eletroeletrônicos que os contenham integrados em sua estrutura de forma não substituível, após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado.

Um abraço da
professora Janete.



.

Nenhum comentário: