domingo, 17 de outubro de 2010

DIA DOS PROFESSORES EM FOZ DO IGUAÇU


 

 








































“COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFESSOR” VIAGEM PARA FOZ DO IGUAÇU, PRESENTE AOS PROFESSORES E EDUCADORES AMBIENTAIS DA REDE MUNICIPAL DE ALTÔNIA.

No dia 09 de outubro fizemos um passeio em Foz do Iguaçu Paraná para conhecermos um pouco mais sobre este maravilhoso lugar, rico em biodiversidade.

Afinal, para transmitir aos nossos alunos, precisamos conhecer. Este foi um dos presentes que a Secretaria da Educação com o apoio do Programa Cultivando Água Boa, nos cedeu o ônibus da Rede de Educação Ambiental da Linha ecológica, um projeto desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional e com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

O primeiro lugar a conhecer foi o “Parque das Aves”, depois as “Cataratas” e por último o “Refúgio Biológico”. Eu fiquei maravilhada com o que vi e senti. Estar em meio à natureza não tem preço. O trabalho dos biólogos é algo impressionante: monitorar, cuidar e preservar espécies ameaçadas de extinção.

Parque das Aves Foz Tropicana

Com acesso por uma trilha pavimentada de mais ou menos 800m, o Parque das Aves FozTropicana, com aproximadamente 600 aves de 170 espécies diferentes, ocupa cerca de 17 hectares de mata nativa, próximo ao Parque Nacional do Iguaçu.

Em grandes viveiros perfeitamente integrados à floresta, onde é permitido entrar, alojam-se ricas espécies de aves. Num ambiente agradável cercado por cascatas e florestas, periquitos, tucanos, araras e outras podem ser fotografadas bem de perto, propiciando o conhecimento das aves brasileiras, bem como de espécies vindas da África, Ásia e Austrália. A novidade é um borboletário com espécies encontradas na região.


Refúgio Biológico Bela Vista

Lugar onde se abrigam as espécies da fauna e flora capturadas na região inundada pelo lago de Itaipu. São animais raros ou ameaçados de extinção, como o urubu-rei, o cachorro-vinagre e o veado bororó. O refúgio organizado como habitat natural propiciou até a procriação de algumas espécies silvestres
.

Para conhecer um pouco sobre as cataratas clique aqui.


Um abraço da
professora Janete.


.


Um comentário:

Cristiano Hackl disse...

.

Tá linda com a arara!
Queria voltar à foz!
Bjo mãe!

.