quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O LIXO NOSSO DE CADA DIA

Você sabe quanto lixo descartamos por dia e para onde vai todo este lixo?

Em nossa cidade estamos iniciando através da Educação Ambiental um trabalho de sensibilização e conscientização sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos sólidos a fim de preservarmos o meio em que vivemos.

Em média descartamos um quilo de lixo por dia e nem percebemos. É um copinho descartável aqui, um saquinho ali, uma garrafa PET na calçada e assim por diante. E tudo isto vai parar nos bueiros e consequentemente nos fundos de vales, nascentes e rios, causando sérios problemas para os seres que ali vivem extinguindo parte de nossa rica biodiversidade e provocando problemas sérios na saúde da população que ali vivem.

Se nós cidadãos tomarmos consciência de que tudo que jogamos fora pode ser transformado em algo novo e fazer a diferença num planeta sustentável onde poucos ganham muito e uma grande parte vive em plena miséria sobrevivendo do lixo que ninguém quer mais.
Para amenizar esta situação precisamos avaliar nossos hábitos e mudar nossos conceitos em relação ao consumismo. Reduzindo, reciclando, reutilizando e repensando principalmente evitando produtos descartáveis e dando preferência aos que podem ser reutilizados. Ao mesmo tempo, a questão implica também a melhor utilização dos diversos objetos de que nos valemos no dia-a-dia, para adiar sua transformação em lixo.

A natureza está esperando um gesto seu.

DICAS
Cuidados com o lixo
Alguns materiais levam muito tempo para se decompor. Colabore com a natureza, fazendo a sua parte. Faça sempre sua coleta seletiva e nunca jogue lixo nos rios, lagos e mares.
- Não varra seu lixo nos bueiros;
- Lave os recipientes vazios de leite, enlatados, vidros, garrafas PET, plásticos de carne, etc. mantendo-os armazenados em lugares secos e livre das chuvas;
- Faça a compostagem com restos de comida, folhas, cascas de frutas e legumes;
- Assim você estará colaborando com o meio ambiente. 

 Saiba o tempo de decomposição:
Não maltrate o meio ambiente. ormalmente, este lixo vai parar nos rios, lagos e mares. Água é vida. Valorize!


Um abraço da
professora Janete.

Nenhum comentário: