domingo, 5 de dezembro de 2010

VII ENCONTRO ECOLÓGICO NO RIO PARANÁ

O VII Encontro Ecológico aconteceu em Altônia no dia 29 de novembro de 2010 em comemoração ao dia do Rio. É preciso olhar com carinho dos nossos rios e preservar as nossas nascentes. Rios estes que recebem tudo o que ninguém quer mais. Será que as pessoas não percebem que os rios são de grande importância para a vida nos mais variados ecossistemas. A vegetação existente nas margens de rios denomina-se de Mata Ciliar e sem ela os rios ficam desprotegidos. A mesma evita o processo de erosão do solo, já que parte da água que escoa das chuvas é retida pelas raízes dessa vegetação.

O encontro tem o objetivo de despertar nas pessoas os cuidados com o meio ambiente, principalmente com os rios, pois neles habitam milhares de espécies da fauna e da flora, desde a grande diversidade de peixes até as diversas e coloridas macrófitas, podendo até formar distintos hábitats que proporcionam a existência de outros organismos. Nos rios ainda observamos fenômenos, como a pororoca, a piracema e o ciclo hidrológico.

Enquanto os pescadores retiram o lixo do rio, os alunos das escolas, professores, autoridades, técnicos e a população são convidados a fazer um lindo passeio de balsa gratuito pelo rio e conhecer um pouco da diversidade existente em nosso pedaço através da prática e de palestras ministradas por biólogos. Este ano o passeio foi conduzido pela bióloga e professora Valéria Aparecida Piovesan dos Santos Melisinas que falou sobre o Parque Nacional de Ilha Grande e um pouco da sua biodiversidade. No final da tarde foi realizada a soltura de cinquenta mil alevinos de espécies nativas para a repovoação dos peixes.

Fauna e vegetação do Parque Nacional de Ilha Grande
O parque encontra-se numa transição entre cerrado(característica do Pantanal) e a Floresta estacional. Já a fauna possui várias espécies endêmicas e/ou ameaçadas de extinção. Dentre a fauna terrestre foram registradas espécies como o cervo-do-pantanal (Blastocelus Dichotomus), o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman Latorostris), a onça-pintada (panthera onça), a anta (Tapirus terestris) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophata trydoctyla). Da fauna aquática podemos citar: pintado (Pseudoplatystoma corruscans), jaú (paulicea luetkeni), armado (Pterodoras granulosos), dourado (salminus maxillosus), pacu (piractus mesopotamicus); e da avifauna cita-se: jaburu (Jabiru mycteria), jaó (Cryptrellus undulatus), mutum (Crax fasciolata), colhereiro-americano (Platalea ajaja) e jacanâ (Jacana jacana).

Localização
Está localizado entre os estados do mato grosso do sul e Paraná. São oito municípios que englobam a Ilha: Altônia, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraísoe Querência do Norte - no Paraná; Mundo Novo, Eldorado, Naviraí, e Itaquiraí - no Mato Grosso do Sul.


Um abraço da
professora Janete!




Preparando para a largada!


Esta é a parte mais gostosa do encontro.
Lá está o Parque Nacional de Ilha Grande.




Aprendendo sobre a biodiversidade existente no
 Parque Nacional
de Ilha Grande


Não da pra acreditar que tinha tanto lixo.


As crianças aproveitaram para brincar na areia.

Soltura de alevinos





Um comentário:

Cristiano Hackl disse...

.

A dupla de verde.
Curti as fotos, mt legal heim.
Queria fazer um passeio num barco desses tb.

Bjo mãe!

.