sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

RIO PARANÁ - UM LUGAR PARA VOCÊ CONHECER!

Se você quer um lugar para curar o estresse longe de toda a negatividade, faça um passeio pelas águas do rio Paraná. Lá você poderá apreciar o Parque Nacional de Ilha Grande e uma infinidade de espécies da fauna e da flora que ali habitam. Vale a pena conhecer.

O Rio Paraná, principal formador da Bacia do Prata, é o 5º mais extenso do mundo, o 9º maior em descarga e o quarto em área de drenagem, drenando todo o centro-sul da América do Sul, desde as encostas dos Andes até a Serra do Mar, nas proximidades da costa atlântica. No Brasil, os principais afluentes são o Grande e o Paranaíba (formadores), Tietê, Paranapanema e Iguaçu.

A origem do nome está na grandeza do rio. Em tupi, Paraná quer dizer algo como “água grande” ou “rio que parece oceano”.

O Rio Paraná corre aproximadamente no eixo central da Bacia do Paraná, ampla bacia sedimentar com área de cerca de 1,5 milhões de km2 e situada na porção centro-leste da América do Sul, abrangendo o nordeste da Argentina, o centro-sul do Brasil, a porção leste do Paraguai e o norte do Uruguai. A Bacia do Paraná é fonte de diversos recursos minerais, sendo os principais o carvão e a água subterrânea, além de materiais para a construção civil, como o basalto.

Em Altônia você pode conhecer esta maravilha fazendo passeios de barco para apreciar as maravilhas do lugar, ver o nascer e o pôr-do-sol e curtir a natureza.

Rio Paraná um espaço para seu lazer na cidade de Altônia. Acesse o link e saiba mais.

Um abraço da
professora Janete.

 
 









Nenhum comentário: