segunda-feira, 30 de maio de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE NOS 29 MUNICÍPIOS DA BACIA DO PARANÁ 3.

27/05/2011
Ações pela sustentabilidade unem Itaipu e BP3 na Semana do Meio Ambiente
As comemorações da Semana do Meio Ambiente, celebrada no começo de junho, terão uma extensa programação dividida em ações para públicos interno de Itaipu e à comunidade dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3.
As iniciativas pretendem preparar a região para a Rio+20, que reunirá governos do mundo todo para discutir questões alusivas à sustentabilidade em junho de 2012. O evento servirá de referência para todas as atividades desenvolvidas para a Semana do Meio Ambiente, na região e em Itaipu.
A organização dos eventos na Itaipu é da Rede Interna de Educação Ambiental Corporativa, em parceria com diversas áreas da empresa.
Confira abaixo as iniciativas para os público externo, que começam na próxima quarta-feira (dia 1º), e interno, entre 5 e 10 de junho:
Caminhadas
Nos municípios da BP3, a lista de realizações para celebrar a Semana do Meio Ambiente inclui a segunda edição das Caminhadas para a Sustentabilidade. Neste ano, o tema será a Rio +20.
A preparação para as caminhadas começaram com um concurso em cada uma das 29 cidades para escolha de uma frase alusiva ao evento de 2012. As mensagens selecionadas estarão em faixas durante as caminhadas, que começam no dia 1º de junho em Entre Rios do Oeste, Matelândia, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu. No dia 2, será a vez das cidades de São José dos Palmeiras e Diamante D’Oeste.
A Caminhada para a Sustentabilidade em Foz do Iguaçu está programada para 3 de junho, no mesmo dia da atividade em Marechal Cândido Rondon, Missal, Altônia, São Pedro do Iguaçu e Toledo.
Em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, a ação será em Cascavel. No dia seguinte (6), a caminhada sairá em Santa Tereza do Oeste e Ramilândia. Vera Cruz do Oeste e Medianeira terão a mesma mobilização no dia 8, seguidas pelas cidades de Mundo Novo, no dia 9, e Itaipulânida, 13 a 17 de junho.
As cidades de Maripá, Mercedes, Pato Bragado, Céu Azul, Ouro Verde do Oeste e Santa Helena ainda definirão o dia das caminhadas.
 
Encontros

Na BP3 também serão promovidas jornadas regionais, com palestras de sensibilização sobre os assuntos da Rio+20. Serão quatro temas: mudança climática, erradicação da pobreza, economia verde para o desenvolvimento sustentável, governança global e contextualização dos eixos da Rio+20 na Bacia do Paraná.
    
Na Itaipu
No domingo, 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, a Caminhada da Natureza abrirá as atividades da Semana Interna do Meio Ambiente nas áreas internas da empresa. O evento acontece das 8h às 12h, com chegada no Canal da Piracema, coincidindo com a final do campeonato interno de rafting.
No dia 6, segunda-feira, os empregados da Itaipu serão recepcionados com uma surpresa preparada entre as 7h e 9h, na Barreira de Controle da usina, em referência à coleta seletiva solidária.
Uma feira de produtos orgânicos e de artesanato indígena também será montada no local.
Ainda no domingo, a comunidade da Vila C participará de atividades recreativas e de distribuição de mudas no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). A ação é voltada para moradores do entorno do RBV.
Corrente da sustentabilidade
Na Itaipu, a principal ação da Semana do Meio Ambiente será o lançamento da Corrente da Sustentabilidade, na terça-feira (7). Cada pessoa que participar receberá três fitinhas – semelhantes àquelas do Senhor do Bonfim – para ser colocada no braço.
As fitas terão as cores da Itaipu e simbolizarão a adoção de compromissos sustentáveis. Uma das fitas fica com o primeiro receptor. As outras duas devem ser passadas adiante, para que a corrente continue. Entre os compromissos sugeridos pela Educação Ambiental Corporativa estão a carona solidária, a separação correta do lixo, a prática de atividades físicas regulares e até mesmo o consumo individual consciente.
    
Palestra e debates
A programação prossegue na quarta-feira (8). Às 14h, o espaço educativo do Ecosumeu receberá empregados na ativa e aposentados para o ciclo de memória corporativa, batizado com o tema “Meio ambiente em Itaipu: passado e atualidade”.
No dia seguinte, quinta-feira (9), todos empregados e demais colaboradores estão convidados a participar da palestra ‘Cenários e Desafios Socioambientais: Dificuldades da Percepção Humana’, ministrada pelo Prof. Dr. Genebaldo Freire, ecologista e educador ambiental, consultor em projetos de gestão ambiental corporativa e coordenador do projeto Prevfogo do Ibama.
Na sexta-feira (10), a Corrente da Sustentabilidade chegará aos visitantes do Complexo Turístico Itaipu (CTI), com o encerramento das atividades internas da Semana do Meio Ambiente.

2 comentários:

Unknown disse...

Janete. Que ótimo espaço!
Cuidar do meio ambiente é acima de tudo valorizar a vida.
Pensando nisso a ECOCITY Soluções Ambientais do Paraná, criou o PROGRAMA BITUCA ZERO.
Só em Curitiba são descartados diariamente 5 milhões de bitucas. Elas, poluem nossas ruas, praças e principalmente nossos rios. Estudos demonstram que 20 bitucas tem o mesmo efeito poluidor de 1 litro de esgoto doméstico.
Isso é muito!
O PROGRAMA BITUCA ZERO além da instalação de coletores especiais, realiza a coleta semanal e destina todo o resíduo para a reciclagem 100% ambiental.
BITUCA ZERO: O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
Conheçam mais do nosso trabalho no site:
www.ecocitybrasil.blogspot.com
Obrigado.
Roberto Façanha
ecocitybrasil@gmail.com

Janete Hackl disse...

Olá Roberto!
Muito boa sua iniciativa. O Programa BITUCA ZERO é uma idéia ótima. Precisamos unir nossas forças e lutar pelo grande problema dos resíduos sólidos que ficam jogados no meio ambiente poluindo nossos recursos naturais.
Acho que deveria ter uma punição pra quem jogasse bitucas ou qualquer resíduo no ambiente.
Um grande abraço da
Professora Janete