quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CINCO MILHÕES DE MOTIVOS PARA PLANTAR

Hoje, 21 de setembro de 2011 é o dia da Árvore e não poderia deixar de homenageá-las, pois sem elas não conseguiríamos sobreviver. Diz no seu texto o doutor Luiz Eduardo Cheida que temos cinco milhões de motivos para plantarmos uma árvore. Realmente temos a obrigação de plantarmos não só uma árvore mas muitas árvores e somando milhões para tentarmos amenizar os perigos do aquecimento global pois cada árvore demora no minimo 13 anos para resgatar o carbono utilizado por nós que não cuidamos do meio em que vivemos. Para redigir este texto gastei  energia, e assim consumimos nosso tempo em frente a um computador buscando ajudar quem irá ler nossos textos, depois pegamos nosso carro e vamos ao mercado em vez de irmos caminhando ou de bicicleta e para variar compramos coisas que certamente irão para o lixo. Assim continuamente nos fechamos em nosso pequeno mundo e nos esquecemos de apreciar uma imensa ou pequena árvore que ambas possuem a mesma função. Umidifica, purificar,dar sombra, madeira, frutos, flores e tantas coisas que nem dá para listar pois se assim fosse escreveria um lindo poema de amor embaixo de sua sombra.
Gosto muito deste texto que diz:


CINCO MILHÕES DE MOTIVOS PARA PLANTAR
As árvores abafam os ruídos.
Na rua com menos árvores, o barulho é maior. Em conseqüência, as pessoas tendem a falar mais alto, dormirem mal, reduzirem a atenção no trabalho, terem pressão alta e até desinteresse sexual.
As árvores umidificam o ar.
Onde há menos árvores, o ar tende a ser seco. Em conseqüência, faringite, conjuntivite, pele áspera, dermatites e doenças respiratórias. Segundo a Unicamp, uma sibipiruna adulta exala ao dia 400 litros de água no ar.
As árvores reduzem a temperatura.
Áreas arborizadas chegam a ter 5 a 8 graus de temperatura a menos que áreas sem árvores. A mesma sibipiruna equivale a 4 aparelhos de ar-condicionado de 100 BTU!
As árvores diminuem a força dos ventos.
A cidade arborizada sofre menos em vendaval. As árvores são anteparos contra a força dos ventos e, muitas vezes, evitam verdadeiras catástrofes.
As árvores purificam o ar.
Retiram o tóxico gás carbônico do ar e colocam oxigênio em seu lugar. Também por isso, elas garantem nossa existência.
As árvores reduzem as pragas.
Onde há árvores, há pássaros. Os pássaros comem insetos. Insetos sob controle, ambiente em equilíbrio.
As árvores acalmam.
A cor verde acalma, reduz a ansiedade, os batimentos cardíacos e a pressão arterial.
As árvores seguram o solo.
O solo desprotegido é presa fácil nas mãos de chuva grossa ou vento forte. Pouca coisa é tão cara quanto à fértil terra do Paraná. Perdê-la é perder um tesouro que nos serve há gerações.
As árvores impedem o assoreamento dos rios.
As matas ciliares filtram o solo que desce em uma enxurrada. Ela segura a terra, que verteria para dentro dele, deixando o rio assoreado e semimorto. 
As árvores alimentam os peixes.
Lugar bom para pescar é na sombra de uma árvore que se inclina sobre o rio. Dela caem frutos que alimentam peixes. E eles sabem disso.
As árvores puxam a água para cima.
Em nascente sem árvores, a água vai para o fundo da terra. Basta replantar que a água volta a jorrar.
As árvores são belas.
Quando as deixamos crescer livres, são seres vivos extremamente belos. Não bastassem as razões enumeradas, sua beleza já é motivo mais que suficiente para que as plantemos em profusão.
Só planta quem tem esperanças. Se isso é verdade, esta é a maior demonstração de esperança de que temos notícia.
Cinco milhões de árvores ou cinco milhões de motivos para plantar. Tanto faz. Até porque cada árvore é sempre um bom motivo.
Até pra comemorar.
Aproveite e aprecie estas fotos que tirei na Trilha Ecológica Peroba Rosa e tenha muitos motivos para plantar uma árvore.

Um abraço da 
Professora Janete
Educadora e gestora de Educação ambiental em Altônia
















Um comentário:

Anônimo disse...

Belissimas imagens parabens aos seus idealizadores.