quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

GESTORES AMBIENTAIS DA BP3 VOLTAM COM MAIS CONTEÚDO NA BAGAGEM


MISSÃO CUMPRIDA


Além da participação nas atividades autogestionárias e na marcha que percorreu o centro histórico de Porto Alegre, o grupo teve a oportunidade de socializar as experiências e aprender com novos grupos
Ciliany Perdoná / Conselho dos Municípios Lindeiros

A comitiva de representantes da Bacia do Paraná 3 (BP3) coordenada por Itaipu Binacional com apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu retornou no sábado (28), após cinco dias consecutivos de participação ativa no Fórum Social Temático (FST 2012), realizado em Porto Alegre (RS).

Na volta para casa, a gestora de Educação Ambiental de Itaipu, Leila Alberton e o coordenador da Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica, Mauri Schneider, fizeram um breve balanço da participação do grupo nos eventos que proporcionou socializar experiências e, principalmente, obter novos conhecimentos com alguns dos principais mitos na área de educação ambiental.

De acordo com Leila, “essa oportunidade de diálogo e de mostrarmos o que estamos fazendo na nossa região, dentro desse grande movimento que é o Programa Cultivando Água Boa, foi uma experiência maravilhosa”. “Voltamos para casa com a certeza de que estamos no caminho certo e que a Itaipu junto com os parceiros e com os gestores ambientais da BP3 sabem fazer a diferença quando o tema é a busca de um novo mundo que seja possível”.

Para Schneider, que trabalha diretamente com aproximadamente 70 gestores ambientais na região, o evento representou um grande laboratório de educação ambiental. “Tivemos a oportunidade de ouvir grandes nomes da nossa área; conhecer projetos que são inovadores e, sobretudo, dentro das atividades autogestionárias conduzidas por Itaipu, participarmos de forma ativa, mostrando resultados e sermos citados como referência em eventos paralelos”.

O coordenador acrescentou que o grupo foi participativo e já está articulado para estar presente VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que será realizado em Salvador (Bahia), de 28 a 31 de março. Um dos principais objetivos do fórum será o de avançar no diálogo com os diversos segmentos sociais envolvidos com o licenciamento ambiental, gestão dos resíduos sólidos, mudanças climáticas, educação formal, gestão de recursos hídricos, conservação da biodiversidade e gestão das unidades de conservação, produção agropecuária. O Fórum será um evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.
 
Caminho certo

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich ressaltou que estamos no caminho certo e que a participação do grupo em um movimento como esse significa fortalecer as parcerias. “Não foi apenas participar para contamos um pouco do que estamos fazendo, mas sim, nos somarmos”. Ele acrescentou que a Itaipu, assim como todos os protagonistas da BP3 estão muito conectados com a esperança de um mundo diferente, que precisa crescer no cotidiano de todos. “O programa Cultivando Água Boa tem hoje, nos 29 municípios da região oeste do Paraná, milhares de pessoas que já estão cultivando a busca de uma sociedade diferente que está conectada com atitudes que possibilitem um mundo diferente”.

Durante a marcha que percorreu o centro histórico de Porto Alegre, a secretária estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Jussara Cony, disse que a relação que o governo do Rio Grande do Sul tem com Itaipu é importantíssima. “E essa imagem hoje é a imagem da unidade dos setores que querem fazer a transformação social”. A secretária lembrou que algumas das ações desenvolvidas pela usina, como a produção de plantas medicinais e o uso de biodigestores para geração de energia em pequenas propriedades rurais também foram adotadas pelo governo gaúcho. “Estamos aprofundando a nossa relação”
Colcha e música

Minutos antes de ganhar as ruas do centro histórico de Porto Alegre, a Colcha do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul foi inaugurada pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini. Essa colcha confeccionada por várias mãos representa um processo lúdico e diferenciado que une integração e educação ambiental

O ato foi acompanhado por uma comitiva de Itaipu liderada por Friedrich, além de membros da equipe de governo do estado do Rio Grande do Sul, educadores e uma jovem artista de Medianeira, Maryanne Francescon, que tocou gaita ponto na cerimônia oficial de abertura do Fórum Social Temático e demais eventos.

Um abraço da gestora de educação ambiental
Janete

 










Nenhum comentário: