quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PROJETO SEMANA DA ÁRVORE


 “Que tal uma mãozinha para começar a preservar? Plante essa ideia!”
Na semana da árvore, do dia dezessete a vinte e um de setembro, os alunos da Profª. Juliana Stell de Azevedo Alborgueti, da Escola Municipal Professor Rubens Tessaro de Altônia PR. construíram um projeto onde todos praticaram a Educação Ambiental dando uma mãozinha para a natureza.

O projeto teve como objetivo Incentivar a preservação do meio ambiente; Conscientizar sobre a destruição e a poluição do nosso planeta; Compreender que as árvores são responsáveis pela preservação do solo, rios, lagos; Aprender de uma forma científica sobre o processo de desenvolvimento das plantas, partes das plantas, funções e Compreender que as árvores são responsáveis pelo resfriamento do nosso planeta;

Para todas as turmas, no primeiro momento de aula, houve uma conversação entre professora e aluno, sobre o dia 21 de setembro, que é comemorado o Dia da Árvore. Depois foi falado sobre o que é uma árvore, como é dividida, para quê serve, qual é a sua função, com isso entramos em vários tópicos como: matéria prima, alimentos, habitat, preservação das matas, conservação do solo, dos rios, aquecimento global, qualidade de vida.
As atividades feitas nas salas de aula em que se realizou o projeto foram: confeccionar uma árvore, utilizando material reciclável, rolinho de papel higiênico.
Os alunos pintaram, colaram, desenharam suas mãozinhas e recortaram. Portanto, foi trabalhada a psicomotricidade, lateralidade e esquema corporal.
Na lembrancinha que cada aluno confeccionou estava escrito uma frase: “Que tal uma mãozinha para começar a preservar? Plante essa ideia!”
Por fim, cada aluno (a) recebeu uma muda de árvore frutífera, para plantar em seu quintal, envolvendo assim com essa atividade seus familiares que se comprometeram em ajudar plantar e zelar da arvorezinha.
Parabéns a professora e aos alunos pelo trabalho e empenho na preservação da natureza!

Um abraço da Professora e gestora de Educação Ambiental,
Janete 














Nenhum comentário: