Essa ação faz parte do Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, no contexto do Cultivando Água Boa, desenvolvido nos 29 municípios da BP3.
Por meio da parceria entre Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, foi realizado no mês de agosto de 2012 o 2º módulo da Formação para Comunicadores Comunitários da Bacia do Paraná 3. O objetivo desse processo formativo é aproximar conteúdos e ações da educação ambiental e a da comunicação educativa, a fim de possibilitar o diálogo e a formação continuada no contexto socioambiental do Programa Cultivando Água Boa.
Assim como no 1º módulo, os comunicadores participaram de dois encontros de formação. O primeiro, conduzido pela Nativa Socioambiental, abordou sobre os Diálogos entre a Educação Ambiental e a Educomunicação. O segundo trabalhou com produção de matérias, edição de áudios e o uso e manuseio da Plataforma Web Rádio, desenvolvido pela equipe do Projeto Web Rádio Água, do Centro Internacional de Hidroinformática.
Com a conclusão deste processo formativo, os comunicadores passam a ter o papel fundamental de produzir e difundir conteúdos socioambientais em seus municípios, possibilitando que diversos atores sociais se apropriem da comunicação, incentivando o aparecimento de múltiplas visões.
Para auxiliar o trabalho dos comunicadores, os municípios irão receber um kit contendo gravadores, mesa de som, microfone e caixa de som. Além disso, os comunicadores comunitários têm possibilidade de publicar os conteúdos na página da Web Rádio Água e assim, passam a fazer parte de uma grande rede de intercâmbio de experiências e saberes, englobando a América Latina e Caribe.