segunda-feira, 15 de abril de 2013

Formação Continuada de Educadores Ambientais

Formação Continuada de Educadores Ambientais




Nos dias 9, 10 e 11 de abril foram realizadas as oficinas do primeiro encontro de 2013 do Programa de Formação de Educadores Ambientais – FEA.  Essa atividade está vinculada ao Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional, desenvolvido nos 29 municípios da Bacia do Paraná III.
Mediado pela Nativa Socioambiental, o encontro foi realizado nos três núcleos formativos – Foz do Iguaçu, Cascavel e Marechal Cândido Rondon. Participaram da formação teórica e das visitas técnicas aproximadamente 260 pessoas, entre elas representantes das Prefeituras Municipais, Universidades e Escolas públicas e privadas, professores, estudantes e outros membros da sociedade civil organizada.
O tema Educação Ambiental foi abordado com o objetivo de promover um diálogo  entre os integrantes, proporcionando um resgate dos conceitos e conteúdos contidos nos documentos técnicos do Ministério do Meio Ambiente e documentos planetários como a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentáveis e Responsabilidade Global, bem como, nas legislações vigentes.
As visitas técnicas realizadas no Sítio Corbari, na Horta Orgânica da APAE e trilha do Parque Nacional do Iguaçu e no Sítio Orgânico Fernando Borchert e Cooperfan  - Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar nos municípios de São Miguel do Iguaçu, Céu Azul e Quatro Pontes respectivamente, possibilitaram  o diagnóstico da realidade local, a partir da metodologia de Pesquisa Ação Participante.
 Share on blogger

Nenhum comentário: