domingo, 5 de maio de 2013

COLETA SOLIDÁRIA E RECICLAGEM




Tentar resolver esta questão não depende só dos órgãos municipais, estaduais e federais. Cada município precisa ter seu Plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos, mas o mais importante é o papel de cada cidadão que tem a obrigação de cuidar, separar e destinar corretamente o lixo separando os resíduos secos recicláveis dos não secos que são os orgânicos. Isto é essencial para o desenvolvimento sustentável.
A Itaipu Binacional através do Programa Coleta Solidária que acompanha os catadores de Altônia reuniu-se no mês de fevereiro com os mesmos para um diagnóstico da situação da coleta de resíduos sólidos no município.
A reunião foi um momento de apontarem seus problemas, soluções e sonhos.
Um dos problemas que mais dificulta o empenho dos catadores é a desmotivação em relação aos baixos preços, os clandestinos que coletam e armazenam em fundo de quintais e a má separação dos resíduos.
Se cada um separasse corretamente os resíduos e entregasse para a coleta nos dias corretos, respeitando o calendário as coisas poderiam ser melhores para os catadores e para a própria população.
Você já parou para pensar no custo de um aterro sanitário? Custa muito caro para os cofres públicos e quem paga somos nós.
Se continuarmos cometendo erros, não cuidando dos nossos resíduos os recursos naturais estarão cada vez mais escassos.
Separe corretamente: garrafas, plásticos, vidros, metais, papéis e tudo que pode ser reaproveitado e entregue aos coletores de materiais recicláveis e os restos de comidas, cascas de frutas, legumes e verduras faça a compostagem. Coloque os papéis do banheiro, guardanapos de papel separados.
Se cada um fizer a sua parte tudo ficará mais fácil. A economia é certa!
Vamos cooperar com os catadores, manter a nossa cidade mais limpa e um ambiente mais agradável e saudável.
Para isso estaremos instalando lixeiras em alguns pontos da nossa cidade e pedimos a todos que as utilizem corretamente e que zelem por este patrimônio público adquirido com projeto feito pelo Coletivo educador Ambiental de Altônia através do Conselho dos municípios Lindeiros do Programa Cultivando água Boa da Itaipu Binacional e da prefeitura municipal de Altônia que faz parte deste programa integrando 29 municípios da BP3.
Também distribuiremos folders informando os dias da coleta e pedimos a colaboração da população que cooperem com as pessoas que precisam destes resíduos (lixo reciclável) para sobreviverem.

Um abraço da professora, educadora e gestora de educação ambiental,
Janete







Nenhum comentário: