domingo, 7 de julho de 2013

Semana Mundial do Meio ambiente em Altônia

SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE EM ALTÔNIA PR – JUNHO DE 2013

A semana do meio ambiente em Altônia foi bastante movimentada. As atividades tiveram início no dia 28 de Maio com um dia de mobilização social realizado pelo Exército (operação Ágata) em parceria com a Prefeitura municipal. Neste dia, o Coletivo Educador Ambiental participou com amostragem de como fazer a separação e destinação correta dos resíduos.

 No ensejo foi realizado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente uma campanha para coleta de eletros eletrônicos, pilhas e baterias que foram destinados para a reciclagem.

No dia 03/06 Abertura Oficial da Semana do Mundial do meio Ambiente com plantio de árvores em frente à Escola M. Professor Rubens Tessaro com a participação de autoridades, professores e alunos da escola.
No mesmo dia foram realizadas Apresentações da peça teatral sobre separação e destinação correta de resíduos sólidos. Este foi um dos trabalhos do Coletivo Educador Ambiental de Altônia na Semana Mundial do Meio Ambiente. Parabéns a gestora de educação ambiental Ilda Maria e aos alunos das escolas, nossos pequenos aprendizes, grandes cidadãos fazendo a diferença.

Dia 05/06 aconteceu a BLITZ ECOLÓGICA- PARADINHA PARA ENTREGAR SACHES DE MEL, BOTONS, ADESIVOS E LIXOCAR PARA SENSIBILIZAR A COMUNIDADE PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
ESTA atividade foi realizada pela Itaipu Binacional, com apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu juntamente com os 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). Foi uma atividade simultânea, das 9h às 11h com o objetivo de mostrar que um mundo melhor é possível por meio de iniciativas coletivas. O Coletivo Educador municipal fez a distribuição de sachês contendo mel produzido pela Cooperativa Agro familiar  Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná (Coofamel) e fixaram bótons e adesivos nos carros que foram parados pela guarda militar com a frase: Sustentabilidade – minha atitude faz a diferença! Para nós altonienses, o mel significa a doçura, o trabalho, a cooperação e a união. Sinal vivo de que só somando forças poderemos transformar nossas atitudes negativas em positivas e cooperar com um planeta mais saudável e equilibrado. As sacolinhas ou lixocar foram patrocinadas pelo CORIPA – Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência.
O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, destacou o envolvimento comunitário como o grande diferencial para que as mudanças que o planeta precisa, aconteçam. “É significativo salientar, que estamos conectados e que por meio de resultados quantitativos e qualitativos, estamos mostrando que um mundo melhor é possível por meio de iniciativas coletivas, a exemplo do trabalho que vem sendo realizado nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3”.
Friedrich salientou que o Programa Cultivando Água Boa (CAB), iniciado em 2003 pela Itaipu, com apoio irrestrito de milhares de parceiros, é um exemplo prático de que as mudanças são possíveis.

Dia 06/06 Caminhada no bosque do CEAA com a participação dos alunos das escolas do município.

11/06 A instalação das lixeiras em pontos estratégicos de nossa cidade é uma das ações do Projeto “Gestão de Resíduos: Um desafio e um compromisso para a sustentabilidade" é um projeto do Coletivo Educador Ambiental do município de Altônia FEA (Formação de educadores (as) ambientais que atuam em Altônia em conjunto com os vinte nove municípios da Bacia do Paraná 3 do Programa Cultivando Água boa da Itaipu Binacional adquirido com recursos do CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICIPIOS LINDEIROS AO LAGO DE ITAIPU e tem como prioridade a preservação ambiental.

Esperamos que as pessoas tenham um novo olhar para as questões ambientais, depositando seus resíduos (lixo) no lugar correto, agindo localmente e pensando num todo. As instalações de lixeiras em pontos estratégicos da cidade serão uma das ações que deverão contribuir para a transformação social da população e a cidade será mais limpa, bonita e preservada.












Nenhum comentário: