quinta-feira, 22 de março de 2018

22 de março - Dia Mundial da Água - Pratica agroecológica

Dia de Campo : Implantação de Sistemas Agroflorestais.

Para comemorarmos o dia da água, tivemos uma prática agroecológica no sítio da dona Ines Paladini e do senhor Joaquim, juntamente com agricultores e educadores ambientais.Todos conscientes da importância de cuidar e de preservar este recurso precioso que faz brotar a semente, trazendo o alimento nosso de cada dia.O dia começou com um delicioso café, práticas  e terminou com o batizado de uma árvore simbolizando a importância da união e do trabalho na agroecologia.
O dia da água foi marcado com um  intercâmbio para a troca de conhecimentos relacionados à produção e manejo sustentável para membros da Associação de Produtores Orgânicos de Palotina (Apop) e da Associação Agroecológica de Altônia (APA). Com a coordenação dos técnicos Juliano Casagrande e Thiago De Lai, da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), foram abordados dois temas principais, sistemas agroflorestais e homeopatia.
A atividade desta quinta-feira (22) foi realizada em Altônia, mas contou com a participação dos produtores da Apop, de Palotina. Os participantes da oficina visitaram uma propriedade modelo em sistema agroflorestal, implantada em 2015, com resultados positivos, segundo o técnico Thiago De Lai. Neste tipo de cenário as culturas são trabalhadas em forma de consórcio, ou seja, com espécies arbóreas que podem ser utilizadas para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. Juntamente são cultivadas algumas variedades que proporcionam renda ao produtor rural.
Este tipo de tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida, além de otimizar a infiltração de água e melhorar a qualidade das nascentes, conforme De Lai.  Este tipo de atividade, com oficinas de estímulo à produção agroecológica, recebe incentivo por parte da Itaipu Binacional, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, executado em parceria com a Biolabore no Oeste do Paraná.

Um abraço,
Janete Silva Hackl
Gestora Municipal de Educação Ambiental de Altônia






Nenhum comentário: