terça-feira, 6 de novembro de 2018

Mostra do Festival de Cinema da Bienal de Curitiba

Mostra do Festival de Cinema da Bienal de Curitiba

Hoje, dia 05/11/2.018 com o apoio da Secretaria de Educação e cultura e prefeitura municipal, aconteceu no Centro cultural Nelson Cadari de Altônia, o Curto-circuito, uma mostra dedicada a filmes infantis e infantojuvenis do Festival de Cinema da Bienal de Curitiba.
É uma itinerância da mostra, com doze filmes recentes e nacionais para exibição em 20 cidades do interior do Paraná. Neste recorte apresentamos animações, filmes documentais e ficções. Obras com os mais diversos temas e formatos. Há filmes voltados quase que apenas para o entretenimento e há outros para um debate mais aprofundado. 

Há filmes muito simples, como “Chiclete Balão”, em que o tom cômico é o seu principal chamariz. Os filmes estão divididos em duas sessões: uma para crianças de até nove anos e outra para aquelas com mais de dez anos. Mas que isso não engane os desavisados. As duas mostras trazem filmes que são importantes e significativos dentro de suas propostas, mesmo sob o crivo de um adulto.

Ecologia, solidão, vida urbana, imaginação, democracia, identidade, amor e trabalho. Esses são apenas alguns dos temas que estão presentes nestes doze curtas-metragens. Tudo apresentado sempre de forma condizente com o público alvo. Quanto ao formato, há também a preocupação de apresentar obras que não se encerram dentro do cinema convencional.

O curta-metragem permite experimentações que em geral não são possíveis no cinema de grande formato. E essa é também uma forma de aprendizado. Assim, as platéias poderão ter acesso a outras formas de fazer cinema. Esta itinerância é parte da celebração de vinte e cinco anos da Bienal de Curitiba. Comemore com a gente com o apoio da Itaipu Binacional, ´Copel, Furnas, pgm@is, rumo, numa realização do ministério da cultura e governos do Paraná e Federal.

O Centro de Educação Ambiental de Altônia através das gestoras Maria Aparecida de Oliveira e Janete Silva Hackl agradecem pela oportunidade de trazer esta mostra aos nossos alunos e professores.

Um abraço,
Janete Silva Hackl
Gestora Municipal de Educação Ambiental de Altônia



Nenhum comentário: