sexta-feira, 25 de outubro de 2019

#encontrosecaminhos2019 - Projeto Meu Bairro. Eu amo, eu cuido! Horta comunitária na guarda mirim municipal.



Agroecologia, produção de alimentos e proteção do planeta

No dia 17/10 foi realizado uma nova etapa do trabalho com o Coletivo educador mirim no Projeto: Meu Bairro. Eu amo, eu cuido! na horta comunitária do bairro juntamente com membros da associação dos produtores agroecológicos, do coletivo educador municipal de Educação Ambiental do Programa de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável e Valorização do Patrimônio Institucional e Regional coordenados pelo engenheiro agrônomo Thiago Henrique D’Lai da Biolabore, cedido pela Itaipu. 

Thiago conduziu a parte teórica abordando a agroecologia, produção de alimentos, preservação da natureza, o ciclo natural da lua, a importância do calendário ecológico e influência para a plantação.
Houve a interação dos produtores e intervenções para melhor compreensão do tema, tendo em vista a situação atual do planeta, já muito desgastado e uma chamada de atenção para a atualidade com a contaminação do solo e da água, um clima desestabilizado com chuvas cada vez mais escassas e secas comprometedoras na produção de alimentos, causando impactos ambientais catastróficos.

O agrônomo fez a dinâmica da expiração e inspiração para que cada um pudesse repensar o fato de que na correria do “ter” não paramos para respirar e isto está causando sérios problemas aos seres humanos. Após a teoria todos foram para a prática na horta que já produziu e agora está em nova fase de plantio. Toda a produção foi dividida entre as famílias dos guardas mirins e dos moradores do bairro.

A horta é uma das atividades do Programa Encontros e Caminhos com o apoio da prefeitura e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Um abraço
Janete Silva Hackl
Gestora Municipal de Educação Ambiental de Altônia















Nenhum comentário: