terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Amigos da Natureza em ação


Amigos da Natureza em ação

Hoje, 18 de fevereiro recebemos no Bosque Municipal a ilustre visita da pequena Sofia Marinho Gianese de quatro anos de idade, acompanhada da tia Lenita e da prima Lisandra para plantar uma Árvore, símbolo do estado do Paraná, a araucária que é reconhecida pela sua beleza, função ecológica e utilidade para o homem. 

A araucária é uma espécie já considerada em extinção. Seu porte é bastante grande, chegando aos 50 metros de altura. Diferencia-se de outros pinheiros pela sua estrutura em candelabro e pelos seus saborosos pinhões.


Quando jovem, torna-se excelente árvore de natal. Sua estrutura de candelabro vai se formando vagarosamente com o tempo. Os indivíduos podem ser machos ou fêmeas, não sendo hermafroditas como muitos outros pinheiros. As fêmeas produzem pinhas que amadurecem lentamente e são compostas de numerosos pinhões. Os pinhões são sementes grandes e servem de alimento para diversas espécies, entre aves, animais selvagens e domésticos, inclusive o homem. Sua madeira presta-se para os mais diversos feitios, não sendo dura. Esta espécie é indicada para o reflorestamento de toda a região sul.

·         Nome Científico: Araucaria angustifolia
·         Nomes Populares: Pinheiro-do-paraná, Araucária, Curi, Pinheiro-brasileiro, Pinheiro-caiová, Pinheiro-das-missões, Pinheiro-são-josé
·         Família: Araucariaceae
·         Categoria: ÁrvoresÁrvores FrutíferasÁrvores Ornamentais
·         Clima: SubtropicalTemperado
·         Origem: América do SulBrasil
·         Altura: acima de 12 metros
·         Luminosidade: Meia SombraSol Pleno
·         Ciclo de Vida: Perene

Sófia é uma garotinha simpática e já sabe muito bem como cuidar do meio ambiente e a importância de se plantar uma árvore.

 Parabéns Sófia pela atitude e com o  carinho para com a Mãe Terra!
Ajudem a preservar a Natureza!

Um abraço,
Janete Silva Hackl
Gestora Municipal de Educação Ambiental


A pequena Sófia exibindo sua planta.
Ela amou a Carta da Terra Infantil











Nenhum comentário: