domingo, 24 de outubro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS COM GOSTO DE BRINCADEIRA



























Para presentear todas as crianças da Educação Infantil da Escola Municipal Professor Rubens Tessaro, as professoras produziram brinquedos com materiais reciclados, entregues no dia 08. A ação reforçou as noções de sustentabilidade aprendidas durante o ano, onde todas as crianças aprenderam a lição de que nem tudo é lixo e que resíduos materiais podem virar lindos brinquedos.

O objetivo foi resgatar a brincadeira e despertar nos pequenos a importância de reaproveitar materiais que com certeza iriam para o lixo, transformando numa deliciosa brincadeira. Alias, brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.

O fato de a criança representar determinado papel na brincadeira faz com que ela
desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes como a atenção e a imaginação e ainda amadurecem algumas capacidades de socialização por meio da interação, da utilização e experimentação de regras e papeis sociais. O reconhecimento da transformação de materiais recicláveis remete a criança a um reconhecimento de suas potencialidades criadoras e criativas.

A arte de construir brinquedos usando sucata poderá vir a ser a atividade lúdica que mais resultados poderão fornecer a formação de indivíduos únicos e autênticos, seres preparados para as incertezas de um futuro que logo se aproxima, na construção das noções de responsabilidades com o meio ambiente.

Este trabalho só pode ser realizado com os esforços das professoras que não mediram esforços para a confecção dos mesmos. Algumas crianças também ajudaram.

Um abraço da
professora Janete!



.

Nenhum comentário: