sexta-feira, 5 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA DO PARANÁ 3

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA DO PARANÁ 3 ATRAVÉS DOS COLETIVOS EDUCADORES DO PROGRAMA CULTIVANDO ÁGUA BOA DA ITAIPU BINACIONAL.


Encontros do FEA (Formação de Educadores (as) ambientais da Bacia do Paraná 3) no Programa Cultivando Água Boa, formado pelos Coletivos educadores chamados de PAPs ( Pessoas que aprendem participando) e que marcam nossas vidas.


Em cada lugar que passamos, fazemos amizades e compartilhamos muitos conhecimentos, ações, sonhos e esperanças formando uma “mandala” que é o símbolo da educação Ambiental que tende sempre a crescer ampliando suas ações.

Neste programa estão envolvidos diretamente 29 municípios que fazem parte da Bacia do Paraná 3.

Quando iniciei a caminhada no ano de 2.003 não imaginava o quanto poderia crescer pessoalmente e coletivamente. Iniciei aprendendo a utilizar e a Cultivar plantas medicinais em um curso promovido pelo programa através da Itaipu Binacional que trouxe uma lição muito importante para mim. Que a Natureza nos dá de tudo o que precisamos. Basta olharmos ao nosso lado. Em uma distância de quinhentos metros encontramos muita coisa que pode nos servir de remédio ou alimento. A partir daí um novo olhar surgiu e desde então, em todos os lugares que passo, observo e tudo se concretiza. A Natureza é mesmo sábia.

O processo educativo se baseia no aprender fazendo e o fazer aprendendo.

Tenho muito orgulho de participar deste tão importante programa de Educação ambiental.

As oficinas são realizadas a partir da prática do aprender participando que é o nosso buscar constante para atuar por um ambiente mais limpo e saudável.

Cuidar do ambiente é missão de todos nós. Que nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face a vida, por um compromisso firme de alcançar a sustentabilidade pela rápida luta pela justiça e pela alegre celebração da vida. (Carta da terra)

No dia 22/10/2010 aconteceu em Marechal Candido Rondon um encontro marcante e envolvente. Nas oficinas, cada participante pode colocar suas experiências, suas alegrias e também suas expectativas em relação ao processo educativo que profere nos coletivos educadores através da partilha de saberes dos atores sociais. Criando assim uma aliança planetária, mudando a nossa mente para cuidar da Natureza e de nossas relações com ela, permitindo o afloramento da vida na dimensão da sensibilidade, incorporando o todo. Assumindo a cooperação da auto-ajuda, da compreensão, da solidariedade com justiça, amor e paz.


Um abraço da
Professora Janete.


.


Coletivo Educador de Altônia PAP III


Aprendendo sobre agricultura orgânica na prática


Alguns anos atrás... Tempos bons de aprendizado.

Encontro em Marechal Rondon

Encontro em Quatro Pontes

Sempre com muita alegria, o que é essencial.


Conhecendo um alambique orgânicoe artesanal

Conhecendo um alambique orgânicoe artesanal.


Nenhum comentário: