segunda-feira, 25 de julho de 2011

ALGUNS DEDOS DE PROSA: PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CULTURA DA PAZ E ESPIRITUALIDADE

Alguns dedos de Prosa:
conversando sobre Psicologia, Educação Ambiental, Cultura da Paz e Espiritualidade.
As relações entre Cultura Ecológica, Cultura da
Paz e Eco espiritualidade
No Informativo 2 iniciamos a reflexão com a questão: De que Educação Ambiental estamos falando? Dissemos que o objetivo do Informativo é contribuir com uma formação, processo comprometido com o pensar qualitativamente o pensamento e o conhecimento, para que aflore em nós não apenas novas práticas, mas, sobretudo, novas lógicas. Aprofundando a reflexão, podemos dizer que falamos de uma Educação Ambiental como práxis emancipatória, transformadora, popular, crítica e libertária, no sentido freireano (Loureiro 2004).
Neste Informativo 3 queremos buscar relacionar Cultura Ecológica, Cultura da Paz e Eco espiritualidade. Uma Cultura Ecológica capaz de estabelecer inter-relações com todas as formas de Vida é uma Cultura da Paz, no exato sentido proposto pela Carta da Terra: “Reconhecer que a paz é a integridade criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com o grande Todo do qual somos parte”. Uma Cultura da Paz constitui uma forma de Eco espiritualidade, de afirmação de todas as formas de Vida, que se traduz na evidência de que não há nada fora de nós que não faça parte de nós.
É possível falar e pensar em Cultura da Paz?
A expressão Cultura da Paz vem sendo postulada há muitos anos como forma de pensar alternativas à Cultura da Violência, esta que nos atravessa a todos.
Importante ressaltar que a violência não se restringe apenas às manifestações físicas, visíveis e palpáveis de padrões agressivos. Gandhi nos falava da violência material, mas também da violência verbal, da violência mental e de um tipo de violência que está na base de todas as outras: a violência emocional.

Maristela Barenco Corrêa de Mello Graduada em Teologia (ITF Petrópolis), Psicologia (Universidade Católica de Petrópolis), Mestre em Educação (UERJ) e Doutora em Meio Ambiente (UERJ). Formada em Terapias Holísticas (ASBAMTHO). Educadora social há 25 anos.

Precisamos falar e pensar em cultura de paz!
































Um abraço da 
professora Janete


3 comentários:

Maristela Barenco disse...

Oi, Janete

Que alegria saber que você está compartilhando o que escrevi. Obrigada. Se quiser continuar recebendo os informativos semanais, mande um email para stelabarenco@oi.com.br. Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu blog. Gostei muito. Um abraço, Maristela

Maristela Barenco disse...

Oi, Janete

Que alegria saber que você está compartilhando o que escrevi. Obrigada. Se quiser continuar recebendo os informativos semanais, mande um email para stelabarenco@oi.com.br. Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu blog. Gostei muito. Um abraço, Maristela

27 de julho de 2011 18:27

Janete Hackl disse...

Obrigada Maristela!
Sus artigos são muito bons e é importante partilhar com nossos amigos.
Abraço, Janete