sábado, 23 de julho de 2011

PORTAL AMERIOS - VOCAÇÃO AMBIENTAL

23/07/2011 - Cláudio Palozi

Vocação Ambiental

A consciência das pessoas em relação à qualidade de vida e a sustentabilidade evoluiu muito nos últimos anos. Hoje, quando alguém planeja uma obra, elabora um programa social, monta uma estrutura educacional ou desenvolve qualquer atividade econômica, somente alcançará sucesso, se tudo for analisado cuidadosamente e obedecer todos aspectos ambientais.

Quantas ações erradas já foram praticadas pelo ser humano ao longo da nossa história, tanto no interior como nas cidades. No setor rural, muitas florestas foram derrubadas sem piedade, outras foram destruídas por queimadas irregulares e absurdas. Na formação e ampliação de centros urbanos, inúmeras construções edificadas sem a execução de obras de saneamento; falta de segurança em conjuntos habitacionais; construções nas encostas de morros; rios e mananciais que foram poluídos; lixões em céu aberto e sem tratamento adequado; etc.

Nosso Estado é pioneiro em lançamento de projetos de grande vocação ambiental, manifestando sentimento de satisfação dos cientistas, autoridades e ambientalistas do mundo inteiro. Porque as grandes experiências aqui realizadas, mudaram conceito de milhares de pessoas e de organizações de outros Estados e continentes.

Aguardamos com ansiedade a aprovação do Novo Código Florestal, o qual vem tramitando no Congresso Nacional há mais de dez anos. Com a vigência dessa nova Lei outras normas surgirão nos Estados e Municípios, abrindo rumos diferentes à sociedade brasileira que aguarda com grande expectativa a aprovação e vigência do novo texto.

Entre várias alterações inseridas no Relatório que será votado pelo Congresso Nacional, inclui um dispositivo que permitirá aos Estados definir em lei própria, a política mais adequada sobre meio ambiente. Uma liberdade que contemplará os interesses da região, obedecendo aos parâmetros da autonomia local, mas sob a égide da Legislação Federal.

Abre-se então, a oportunidade de criarmos outras boas ações ecológicas em âmbito do nosso Território, cabendo a nós paranaenses, continuarmos o mesmo desempenho das atitudes apresentadas anteriormente em relação à preservação do meio ambiente e merecendo o reconhecimento dos que defendem desenvolvimento sustentável.

Veja outras matérias da Coluna Meio Ambiente clicando na imagem abaixo:


CLAUDIO PALOZI 
Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos,
Presidente do CORIPA
Prefeito de São Jorge do Patrocínio – Pr
E-mail: coripa@coripa.com.br



Curto muito suas matérias. É sempre bom partilhar novos olhares.
Um abraço da
Professora Janete.

.

Nenhum comentário: