quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nativa realiza Encontro de Formação para Facilitadores de Salas e Espaços Verdes

No dia 08 de julho, a equipe da Nativa Socioambiental realizou em Santa Helena, o I Encontro do Programa de Formação Continuada em Educação Ambiental para os Facilitadores de Salas e Espaços Verdes dos 29 municípios que compõem a Bacia do Paraná 3.
O Programa de Formação tem como objetivo fortalecer as Salas Verdes e Espaços Verdes dos 29 municípios enquanto estruturas educadoras, espaços irradiadores de saberes e ações voltadas à sustentabilidade socioambiental local e planetária.
Durante o encontro foram apresentados conceitos fundamentais para o entendimento do papel das Salas e Espaços Verdes, tendo como referência Programa Nacional de Educação Ambiental. As Salas Verdes, chanceladas pelo Ministério do Meio Ambiente e os Espaços Verdes, estruturas educadoras encontradas nos municípios da Bacia do Paraná 3, apresentam inúmeras potencialidades para a articulação e execução de ações de caráter socioambiental, cultural, informativo, de pesquisa, dentre outras.
Debatendo a realidade local, foi possível visualizar os desafios que estas estruturas educadoras têm em comum e traçar caminhos para superá-los. Todos os facilitadores e facilitadoras demonstraram entusiasmo para iniciar o planejamento de novas ações em seus municípios a partir da participação no primeiro item de formação.
A gestora de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Leila Alberton, destacou que o programa de formação cria uma oportunidade para fortalecer a atuação dessas estruturas educadoras, destacando a responsabilidade dos facilitadores em potencializar esses espaços enquanto centros integradores de ações, projetos e programas socioambientais em seus municípios.
Para este ano, ainda estão programados mais dois encontros, incluindo uma visita de reconhecimento da realidade de uma Sala Verde atuante há mais de 4 anos no Paraná.

Nenhum comentário: