sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EDUCOMUNICAÇÃO


A educomunicação é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela professora Ilda Maria, juntamente com o coletivo educador do Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional ao qual Altônia participa com outros 28 municípios da Bacia do Paraná 3. O Programa é o FEA (Formação de educadores e educadoras ambientais), chamados PAP 3 que são pessoas que aprendem participando. Em Altônia este trabalho teve inicio em 2009 com teatros e gravações nas rádios de Altônia com atuação dos alunos da Escola Rubens Tessaro e hoje se estende a outras escolas.

O objetivo deste trabalho é promover o acesso democrático à produção e difusão de informações através do conhecimento eco pedagógico e ambiental, adquirido nas escolas através de professores e educadores ambientais que organizam e coordenam os trabalhos e as crianças nossos PAP 4 apresentam para todos os ouvintes cidadãos da região.  
A educomunicação é um processo de criação de fortalecimento de ambientes comunicativos abertos e democráticos em espaços educativos, é um meio de fazer políticas públicas para que haja o desenvolvimento local e a transformação da realidade.  As políticas públicas se expressam pelo desejo de transformar aquilo que está no Âmbito privado às dimensões coletivas, em espaços públicos, diferente das políticas governamentais, mas sim políticas que visam o bem comum, que lutam coletivamente, pelo grupo, pela identidade, pela causa, que luta por sua Terra.

É urgente repensarmos nossos atos e nosso modo de vida por meio da informação nos meios de comunicação que editam nosso mundo.
Parabéns à professora Ilda, aos educadores ambientais e aos alunos que decidiram serem protagonistas desta história de gente pequena que faz a diferença por um mundo sustentável repassando seus conhecimentos através da rádio, da internet, do teatro, de textos, enfim da Educomunicação levando a voz àqueles que ainda precisam de conhecimento para mudar suas ações na preservação da vida enquanto espaços irradiadores de saberes e ações voltadas à sustentabilidade local e planetária.

Os Coletivos educadores são espaços democráticos de diálogo sobre Educação Ambiental e formuladores de políticas públicas, um grande passo para a sustentabilidade onde fazem acontecer dia-a-dia nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 dentro dos princípios da Carta da Terra e da Ética do Cuidado. Na Rio +20 os coletivos de educadores  terão espaço participação efetiva principalmente na Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental por ser referência no mundo todo.

Um abraço da
 professora e educadora ambiental 
Janete


Aluna Giovana mandando seu recado.


Turminha da educomunicação paps4


Professora e coordenadora do projeto com alunos,
 gravando na rádio.
Diálogos sobre aquecimento global
e a problemática dos resíduos.

Banda com materiais recicláveis.

Gestores de Educação Ambiental reunidos para capacitação
em Missal.




Alunos repassando conhecimento à comunidade
 em feira ambiental
membros do Coletivo em Altônia



Nenhum comentário: