domingo, 30 de outubro de 2011

APRESENTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DOS MUNICÍPIOS DA BACIA DO PARANÁ 3

APRESENTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DOS MUNICÍPIOS DA BACIA DO PARANÁ 3
No dia 28 de outubro foi realizado um encontro na cidade de Guaíra PR para a mostra de Boas Práticas dos municípios do núcleo de Marechal Candido Rondon, Mundo Novo, Guaíra, Altônia, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Terra Roxa e Mercedes. Todos se empenharam em apresentar suas práticas, estratégias para a construção do caminho adiante dos Programas e Ações dos municípios dentro do Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional.
Altônia apresentou a prática do teatro para despertar nas pessoas um novo olhar destacando os maus tratos e o descaso com o meio em que vivemos. Teve a participação do coletivo educador, gestores municipais de educação ambiental, secretaria municipal de educação, escola, prefeitura e da professora Ilda Maria da Silva dos Santos que coordenou a peça: “Educar para a Vida, Herdeiros do Futuro”.
Estamos vivendo uma crise séria, desconstruindo nossos saberes. A educação ambiental tem o poder de transformar estimulando oportunidades de mudanças com justiça e igualdade.
Estas práticas populares com participação da comunidade são de extrema importância para a sensibilização da população para os cuidados com o meio ambiente destacando os Princípios da Carta da Terra, um novo jeito de ser e de viver num processo formativo através da reflexão e da ação num diálogo aberto permanentemente conectados com a ética do cuidado para que tenhamos um novo olhar.
Ficam aqui os nossos agradecimentos à professora Ilda, aos alunos, pais, professores, ao radialista, a equipe pedagógica da Escola Rubens Tessaro, a Secretaria de Educação e a prefeitura que prestaram apoio para que pudéssemos fazer a nossa parte na realização do trabalho e ao Programa Cultivando Água Boa, através do programa FEA (Formação de educadores (as) ambientais) que formam sujeitos críticos, atuantes, situados no contexto histórico e social da Bacia do Paraná3 para o exercício de ampliar a visão frente aos desafios socioambientais enfrentados pelo planeta nos dias atuais.


Um abraço 
da Professora e Gestora municipal de Meio Ambiente Janete











Um comentário:

Daniel Mol disse...

Oi Janete
estava dando uma olhada no seu Blog e nas atividade que vem desenvolvendo, nas escolas e comunidade, parabeniso pelo seu empenho e envolvimento como educadora e sidadã. Abraço e sucesso na cotinuidade de seu trabalho...
Daeniel Mol