quarta-feira, 26 de outubro de 2011

RIOS VOADORES


Acredite: um fenômeno incrível cria o que os cientistas chamam de rios voadores.

O NASCIMENTO

O processo para formar um rio voador começa na água que evapora do oceano Atlântico e gera nuvens que vão para a floresta Amazônica. Quando chove na floresta, só uma pequena parte da água vai para os rios. O resto é absorvido pelo solo ou pelas árvores. Parte da água que não foi para os rios evapora (do solo ou pela transpiração das plantas) e forma novas nuvens cheias de vapor.

Essas nuvens são levadas pelo vento para o centrooeste, sudeste e sul do Brasil, onde a chuva cai. Ou seja, parte do que chove nessas regiões depende dos rios voadores que veem da Amazônia.
Rogerio Doki
{txtalt}

AMEAÇADOS
Os rios voadores podem acabar por causa do desmatamento da Amazônia. Sem as árvores da floresta, não haverá vapor suficiente para formar os rios que voam. Aí, teremos menos chuva, menos água e menos energia, pois o Brasil depende de usinas que usam água para gerar eletricidade.

CAÇADORES DE ÁGUA NO CÉU 
Uma dupla de pesquisadores decidiu investigar os rios voadores. Estamos falando de Margi e Gérard Moss, que procuram essas nuvens a bordo de um avião com computadores para medir a umidade do ar e mostrar para onde o rio está indo. Com as viagens, eles provaram que os rios voadores dependem das árvores da Amazônia para existir e garantir chuva a vários lugares do país. 
Veja também:


Rios Voadores revelam importância da Amazônia

Nenhum comentário: