sábado, 8 de outubro de 2011

SÃO FRANCISCO DE ILHA GRANDE

SÃO FRANCISCO DE ILHA GRANDE



O dia 4 de outubro é dedicado à São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia. Em todo o mundo, frades franciscanos celebram o dia dedicado ao santo, que em vida queria ser cavaleiro.


Em comemoração ao dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, a Paróquia Imaculada Conceição, através da Pastoral da Juventude juntamente com Secretária de Meio Ambiente e CORIPA, realizará a 1ª Festa de São Francisco de Ilha Grande, que vem de forma lúdica por em prática o que a Campanha da Fraternidade de 2011 propôs, que tem como tema, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, com o lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22).

Esta festa começará no dia 02 de outubro iniciando com o Torneio Internacional de Pesca e termina no dia 16 de outubro com a recepção da imagem de São Francisco, que será trazido por um barco vindo da cidade de Altônia seguido de vários outros barcos da região que estarão a postos para receber a benção.


RITUALÍSTICA

Uma imagem de São Francisco será produzida pelas mãos do Frei Pacífico, renomado artesão de nossa região.
Sairá da Ilha São Francisco rumo à cidade Guaíra para o Torneio Internacional de Pesca.

No dia 09 sairá de Guaíra rumo à Vila Yara onde será recebida pela CLAPESTUR – Clube de Pesca de Altônia e no dia 16 será levada à São Jorge do Patrocínio.
Com a chegada da imagem à Praia do Paracaí, terá início a Missa Campal presidida pelo padre Ayres Michel Melchiotti. Ao término haverá a benção dos barcos e a distribuição das fitas de São Francisco de Ilha Grande. Após a cerimonia tem início o almoço que será vendido pelo Centro de Educação Infantil, pelo Centro de Referência de Assistência Social e pelos alunos do Magistério. O evento segue com a realização da pesca ecológica.

A imagem será levada em um barco para ilhas do município de Alto Paraíso. O São Francisco feito pelo Frei Pacífico, guardado nas ilhas do Parque Nacional de Ilha Grande simbolizará a proteção contra os incêndios, à pesca predatória e a caça.
PROGRAMAÇÃO

Dia 02 de Outubro
Guaíra
Benção da Imagem de São Francisco de Ilha Grande no Torneio Internacional de Pesca (Centro Náutico Marinas)

Dia 09 de Outubro
Altônia
10 horas da manhã
Recepção de São Francisco de Ilha Grande e missa campal no Balneário Vila Yara; e

Dia 16 de Outubro
São Jorge do Patrocínio
10 horas da manhã
Celebração da missa de São Francisco de Ilha Grande na Praia do Paracaí – Parque Nacional de Ilha Grande.
Participem!

Um abraço 
da professora e educadora ambiental
Janete















Nenhum comentário: