segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES AMBIENTAIS – FEA (PAP3) EM ALTÔNIA


Aconteceu em Altônia no último dia 29 de setembro um encontro de Educadores Ambientais do núcleo de Marechal Candido Rondon juntamente com outros treze municípios que compõem o Núcleo: Terra Roxa, Guaíra, Mundo Novo, Quatro Pontes, Mercedes, Maripá, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, São José das Palmeiras, Entre Rios do Oeste, São Pedro do Iguaçu.

O encontro aconteceu no Seminário Betânia/ Colégio Betânia. Um lugar propício para se tratar de Educação Ambiental pela beleza que apresenta o espaço bem arborizado, culturalmente e naturalmente preservado.
O Programa de Formação de Educadores Ambientais foi idealizado pelo Ministério do Meio Ambiente e tem como instituição proponente a Itaipu Binacional em parceria com os vinte nove municípios da Bacia do Paraná 3.
Lá estiveram representantes dos municípios, autoridades, membros da comunidade, professores, alunos, educadores ambientais, a Gestora do Programa de Educação Ambiental Leila de Fátima Albertoni, o biólogo Rodrigo, as educadoras do município de Foz do Iguaçu Rosani Borba e Iracema M. Cerutti e o Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional o Dr. Nelton Miguel Friedrich.

Neste dia foram estudados Documentos Planetários que são referências para o diálogo e ação no cotidiano dos educadores ambientais e suas conexões com a prática. Plenárias e diálogos sobre a Rio + 20, vivendo e com - vivendo com as mudanças necessárias. Os educadores ambientais trabalham a reflexão e a ação permanente conectados com multiplicadores lançando um novo jeito de ser e de viver para a sustentabilidade do planeta enquanto a Mãe Terra está sofrendo com o desrespeito a Natureza.
No final do dia foi comemorado com festa o aniversário da Leila e do Dr. Nelton.

Um abraço da
Gestora e educadora ambiental Janete

















Nenhum comentário: