segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MEGA EVENTO MARCA O 9º CULTIVANDO ÁGUA BOA RUMO A RIO + 20 EM FOZ DO IGUAÇU

MEGA EVENTO MARCA O 9º CULTIVANDO ÁGUA BOA RUMO A RIO + 20 EM FOZ DO IGUAÇU
O Encontro Cultivando Água Boa Rumo à Rio+20 (CAB) é um fórum de ambientalistas que muitas vezes é usado com intenções de união de esforços para soluções ambientais e sociais.
Antes da abertura oficial, que ocorreu às 17h30 do dia 24/11, representantes da comunidade da Bacia do Paraná 3, lideranças e especialistas realizaram amplo debate sobre os projetos e iniciativas vinculadas. Foram 12 oficinas temáticas, das quais participaram quase 1000 pessoas de várias cidades do Paraná. A oficina de Educação Ambiental e Monitoramento Participativo da Qualidade da Água, que contou com palestra de Miriam Duailibi, uma das maiores ativistas ambientais da atualidade, foi a mais procurada.

O CAB de 2011 trouxe temas prioritários, com o objetivo de despertar o senso de urgência para aprofundamento e debate maior, devido à proximidade da Conferência Rio+20, que será promovida pela Organização das Nações Unidas em junho de 2012, no Rio de Janeiro. 
A ministra do Meio ambiente esteve ausente e não justificou amplamente o motivo, mas foi muito bem representada por sua assessora que anunciou que o CAB será um dos 10 projetos que foi escolhido para representar o Brasil em 2012 na Rio +20.
A abertura do evento homenageou a ex-primeira dama da França, Danielle Mitterand que faleceu dia 22/11/11, e que foi importante ativista mundial pela luta contra fome, pela Paz e principalmente em favor da pureza da água e defesa do ambientalismo. Esposa do ex-presidente Francês, ela não se contentou ao reducionismo de representar um só país, saiu em busca de preservação do planeta e dos desfavorecidos em todas as partes do mundo.
Segundo o diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Miguel Friedrich, Daniele conviveu com as mais importantes personalidades do planeta, mas no Brasil fez questão de ficar em meio a agricultores, catadores de materiais recicláveis e indígenas para conhecer de perto como funcionavam as ações do CAB. “Esta foi à verdadeira mensageira da água, que lutou como poucos pela liberdade e pela água como um direto de todos”, explana. “É um exemplo a ser seguido”, completa. 

Também não faltou alegria e descontração com apresentações culturais com abertura do Coral da Itaipu que contempla a melhor idade, eles deram um verdadeiro show de talentos e criatividade, o coral de Nova Santa Rosa que apresentou vários sucessos, a gaiteira Marina e a participação do Dr. Alegria, o motivador Luiz Berlim com dinâmicas que fizeram o público cair na risada afinal “Ser feliz faz bem” numa visão apreciativa da vida, uma maneira diferente de ver as coisas que acontece ao nosso redor, em nossa vida. Afinal, rir é o melhor remédio para curar as angústias e as tristezas enfrentadas em nosso cotidiano.

No fim do evento pudemos apreciar o show musical com as irmãs Galvão, Mococa e Paraíso e do famoso cantor Sérgio Reis. O público não resistiu e caiu na dança.  O evento marca as nossas vidas como um novo tempo a seguir e fazer a diferença.
Para eu e todos os educadores ambientais que formam os coletivos foi um grande privilégio poder participar de tão importante encontro.

Um abraço da
Gestora municipal de educação ambiental 
Professora Janete



















Nenhum comentário: