quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ESCOLA RUBENS TESSARO TEM PRÁTICA ECOPEDAGÓGICA PREMIADA

A Escola Municipal Professor Rubens Tessaro de Altônia foi premiada no Concurso Boa Práticas Ecopedagógicas da BP3 - Educação Ambiental na Rede Formal de Ensino - A Escola e a Cultura da Sustentabilidade

Tema: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Título: Pequenos Aprendizes, Grandes Cidadãos.

A premiação simbólica ocorreu no mês de novembro de 2012 no Cultivando Água Boa, onde muitas escolas dos vinte nove municípios da Bacia do Paraná 3 também foram contempladas com um passeio de Catamarã pelo Lago de Itaipu para os participantes do projeto e o valor de 1.200 reais em dinheiro para ser aplicado em melhorias para as práticas ecopedagógicas nas escolas premiadas.

Esta foi uma iniciativa do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu como uma das ações do Programa Cultivando Água Boa, nos vinte e nove municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3).

Uma prática pedagógica envolvente, criativa e participativa onde professores, alunos, pais e funcionários da Escola Municipal Prof. Rubens Tessaro – Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada na Rua Olavo Bilac, 430, no centro de Altônia se uniram para que uma grande sensibilização em busca de mudança de valores, atitudes e estilos de vida que permitam emergir num processo educativo transformador em relação ao consumismo, aos resíduos produzidos e não destinamos de forma correta, a poluição das águas, do descaso com os mananciais hídricos, com a extinção das florestas, da fauna e a falta de educação para um ambiente saudável e sustentável.

Com a educomunicação, iniciou-se um processo de criação e fortalecimento de ambientes comunicativos abertos e democráticos em espaços educativos, e atuantes, para que haja o desenvolvimento local e a transformação da realidade visando o bem comum na luta coletiva, pelo grupo, pela identidade, pela causa que luta por sua Terra. Através desta prática voltada à sensibilização dos problemas ambientais de maneira lúdica, criativa e participativa através dos meios de comunicação disponíveis como: músicas, peças teatrais, dramatizações, jornal falado, documentários, entrevistas, blog etc. além da realização de oficinas de Educomunicação, fazendo com que os envolvidos se sintam a vontade para atuar na construção de uma nova realidade envolvendo saberes multiculturais para a transformação da sociedade para o desenvolvimento sustentável.

Este ano de 2013 as boas práticas continuam com novidades.

Um grande abraço

Da Gestora Municipal de Educação Ambiental

Janete Silva Hackl










Nenhum comentário: