sexta-feira, 31 de maio de 2013

ENTREVISTA: ALTÔNIA NA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente

Foz do Iguaçu vai sediar 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

28/05/2013 17:42


Foz do Iguaçu sediará a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente do ano, no dia 7 de junho. A informação foi anunciada nesta terça-feira (28), durante a quarta rodada do curso de metodologia para conferências municipais de meio ambiente, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Foz também foi escolhida como sede da Conferência Estadual de Meio Ambiente, que acontece entre os dias 5 e 6 de setembro.

Neste ano, as conferências terão como tema os resíduos sólidos. "Nossa meta é qualificar o poder público, setor privado, sociedade civil organizada e cooperativas de catadores de materiais recicláveis para reduzir a geração de resíduos e reconhecê-los como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda”, declarou o secretário Luiz Eduardo Cheida. As conferências de meio ambiente devem contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

PARTICIPAÇÃO - O curso desta terça-feira, realizado na cidade de Santa Helena, contou com a participação de quase 200 agentes municipais, que representaram 36 municípios da região oeste, além do presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeito de Santa Helena, Jurcelei Sotoriva, e do superintendente de gestão ambiental da Itaipu Binacional, Jair Kotz.

Kotz destacou a importância da ação. "Somos parceiros do Governo do Estado no auxílio aos 29 municípios da bacia hidrográfica Paraná 3 no gerenciamento dos resíduos sólidos, especialmente em projetos que incentivam a coleta seletiva. Este encontro é importante para alinharmos os trabalhos e reforçarmos o nosso papel". Os municípios que fazem parte da bacia hidrográfica Paraná 3 têm mais de mil habitantes.

"A reunião de todos esses agentes de alto nível de conhecimento que estão diretamente ligados à área de resíduos sólidos em suas cidades é muita produtiva: tem a função de agregar responsabilidade e fazer chegar as nossas demandas e as ricas sugestões da nossa região às conferências estadual e nacional", enfatizou o prefeito Jurcelei Sotoriva.

Os agentes locais foram capacitados para que as conferências municipais possam levantar as demandas de cada cidade relacionadas à gestão dos resíduos sólidos urbanos e rurais. As conferências terão quatro eixos principais de discussão: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, criação de emprego e renda e educação ambiental.

Além de Maringá, o curso de metodologia para as conferências municipais foi realizado em Guarapuava, Londrina e Ponta Grossa. O curso em Santa Helena seria a última edição, mas um encontro extra está programado para a segunda semana de junho. "Resolvemos abrir mais uma oportunidade para quem ainda não participou da capacitação e um reforço para aqueles que quiserem participar pela segunda vez", explica o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Laerty Dudas.

CONTRIBUIÇÕES - Janete Silva Hackl, gestora de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altônia, falou que a principal contribuição do curso de metodologia é o alinhamento de ações para reduzir os impactos ambientais e diminuir os níveis de consumo. "Repassarmos essas informações de forma uniformizada aos nossos municípios é uma oportunidade única para que a nossa região, unida e participativa, olhe com carinho e cuidado para um meio ambiente cada vez mais equilibrado".

Em Altônia fica o Parque Nacional de Ilha Grande, que encampa todas as ilhas e ilhotas desde o Reservatório de Itaipu e a foz do Rio Piquiri até a foz dos rios Amambai e Ivaí, no Rio Paraná. 


Roseli Bartuze, que representou a Secretaria de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu no curso de metodologia, definiu o evento como um exercício de busca pelos melhores métodos e assuntos a serem abordados na conferência. "Já temos o nosso regimento, o chamamento e o decreto da comissão organizadora. Com este curso, vamos para o próximo passo, que é adaptar o nosso planejamento à metodologia correta. Esta capacitação teve a função de trazer à tona a reflexão entre os nossos problemas locais e os globais".

Mesmo com o Plano de Saneamento e o Plano Municipal de Resíduos aprovados, Foz do Iguaçu enfrenta desafios na área. "O mais importante é conquistarmos o envolvimento de todos os setores da sociedade, uma vez que a educação ambiental é o tema norteador da mudança de comportamento que tanto almejamos, que passa desde diminuir o consumo até profissionalizar nossos quase mil catadores de materiais recicláveis", aponta Roseli.

Antes da Conferência Estadual de Meio Ambiente, ainda acontecem cinco etapas de conferências macrorregionais, de 1º de julho a 02 de agosto. A 4ª Conferência Nacional será realizada no mês de outubro, em Brasília.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governoprwww.pr.gov.br

Nenhum comentário: