sábado, 21 de setembro de 2013

PAPO DE ÁRVORE


PAPO DE ÁRVORE

Publicado em: 21/09/2012


Em homenagem ao Dia da Árvore e à Primavera, republicamos o Recado do Cheida "Papo de Árvore", escrito em 2007 e publicado em seu livro "Bichos, plantas e seus parentes" 
Dia desses, sem querer, embarquei numa conversa enviesada, como vento de mau jeito, com um pé de árvore do quintal de casa.
Danada aquela árvore. Um palito. Torta, perebando fungo em seu tronquinho fino, arqueado sobre as balaustras da cerca, uns galhinhos pra cá, um chumacinho de folhas pra lá..., mas firme de prosa.
E foi ela quem começou:
- O senhor pode me passar o gás carbônico?
Olhei de lado, por prevenção cutuquei o gato (que falou só miau outra vez) e fiz de conta que não era comigo.
- O gás carbônico, por favor?
- Olha, senhora, se é comigo, seja explícita – falei num golpe de coragem, torcendo a cabeça de lado e olhando firme para o chão. Quando tenho que encarar, encaro.
- Por educação, se eu lhe passo o oxigênio, o senhor deveria me repassar seu gás carbônico.
Mas que conversa de restaurante fino era aquela no fundo do meu quintal?
- Perdoe-me, não havia compreendido – respondi, certificando-me que ninguém, a não ser o gato, me ouvia.
- Não há de quê. Estamos tão habituados com o que funciona que nem nos damos conta. As pessoas se esquecem que o normal é que é extraordinário.
Como não gosto de enrolação,larguei as folhas da conversa e fui direto à raiz:
- Mas o que há de extraordinário em trocar gases com a senhora?
O gato, por cautela, sumiu.
- Se eu disser que mitocôndrias e cloroplastos são duas estruturas especializadas em conversão de energia e que, enquanto o senhor tem mitocôndrias, eu tenho cloroplastos, o senhor não acharia graça nenhuma.
- Tem razão – retruquei, empossado de toda a sabedoria.
- Pois vou lhe contar que meus cloroplastos usam luz para fazer açúcar. Que esse açúcar é quebrado nas suas mitocôndrias, produzindo água e gás carbônico. E que é exatamente disso que eu necessito.
Chumbo trocado, pensei. Porém, antes de responder ligeiro, fiz de conta que matutava um pouco, deixando patente que também sei fazer minhas contas. 
- É– disparei com segurança, depois de alguns minutos.O sol, mesmo já tendo licença para entrar, estava ali parado, quietinho, atrás dos pés de manga, escutando tudo.
- É?! Que profundo! É só isso que o senhor responde?
- Desculpe, estou tão embaraçado... Afinal, aqui em pé conversando com uma árvore. Não é comum para mim. Dá para a senhora entender?
Desenvergando da cerca, ela ficou em silêncio. Depois falou com uma voz encharcada de doçura:
- Essas estruturazinhas que nem enxergamos, que quase ninguém sabe os nomes, ou sequer que existem, garantem esse jogo ganha-ganha.
- Jogo de ganha-ganha? – a voz saiu correndo lá da escuridão do poço da minha ignorância.
- Você e eu somos seres tão distintos e distantes. Você é um animal e eu vegetal. Só ganhamos porque nos auxiliamos mutuamente. O que eu produzo é para o seu querer e a sua vida é quem garante o meu viver.
Estava mudo de emoção, mas ela, saltando por cima das poças dos meus olhos, continuou: 
- Ensinam por ai que, competindo, vencemos. Mas, para que uns vençam, outros têm que perder. É uma lógica estúpida. As suas mitocôndrias e os meus cloroplastos já superaram o dilema. Há bilhões de anos descobriram meios mais simples e eficazes de se alcançar os objetivos: a ajuda mútua.
- A lógica de um mundo solidário? – perguntei, como quem exclama.
- Mas ela não falou mais nada.
Enquanto o sol ainda esticava o pescoço por sobre os pés de manga, para pescar mais uma palavra, a noite despontava, resfolegante de atraso.
Em pé, no fundo do quintal, eu não parava de pensar:
- A lógica de um mundo solidário...
Arvorezinha danada!
Cadê meu gato?



2007 
Luiz Eduardo Cheida é médico, Deputado Estadual e Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. Premiado pela ONU por seus projetos ambientais é membro titular do CONAMA ( Conselho Nacional do Meio Ambiente) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Foi prefeito de Londrina e presidente da Comissão de Ecologia da Assembleia Legislativa do Paraná.
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Rua Desembargador Motta, 3384 - 80430-200 - Curitiba - PR
Fone (41) 3304-7700.

Nenhum comentário: