terça-feira, 8 de outubro de 2013

PLANTIO DE ÁRVORES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ALTÔNIA-PR
PLANTIO DE ÁRVORES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE

Alunos das escolas municipais realizaram hoje uma das ações programadas para o dia 21 de setembro – Dia da Árvore, que não havia acontecido ainda devido à estiagem.
Foi um dia de campo interativo com a natureza, onde os alunos puderam presenciar e sentir a importância de se plantar árvores nativas para a preservação do meio ambiente. Eles plantaram em torno de cento e cinquenta mudas de nativas em uma área rural do município de Altônia com o objetivo de recuperar uma nascente. O trabalho teve incentivo das gestoras de Educação Ambiental Ilda Maria da Silva dos Santos e Janete silva Hackl com apoio do Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional ao qual agrega vinte e nove municípios da BP3 e do IAP de Umuarama que doaram as mudas. Um montante das mudas foi distribuído a professores para plantarem com os alunos nas escolas.
Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
 Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.
Neste sentido, nós gestores e educadores ambientais, desenvolvemos ações de Educação Ambiental envolvendo a comunidade, as escolas e principalmente as crianças e adolescentes que são construtores de um novo modo de ser, agir e de pensar.
 A contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva se faz necessário em meio à devastação da rica biodiversidade que ainda resta no planeta.

Um abraço,

Janete Silva Hackl









Nenhum comentário: