domingo, 22 de abril de 2018

Altônia mais limpa: Competição entre bairros. Premiação - Passeio a Foz do Iguaçu, Hiroelétrica, Refúgio Biológico e Parque Nacional do Iguaçu.

Premiação - Passeio a Foz do Iguaçu, Hidroelétrica, Refúgio Biológico e Parque Nacional do Iguaçu.

No ano de 2017 o Centro de Educação Ambiental de Altônia juntamente com a Secretaria de Vigilância Sanitária em Saúde e Secretaria municipal de Agricultura e Meio ambiente iniciamos um Projeto contra a Dengue "Altônia mais limpa: Competição entre bairros" com o objetivo de Extinguir os focos de proliferação do Aedes aegypti. Para que houvesse exito prometemos uma visita técnica à Foz do Iguaçu ao qual realizamos neste 13 de abril de 2.017 com Agentes de Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde através do Conselho de desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Em 2017 foi um ano sem nenhum caso de dengue. Este ano tivemos casos de chikungunha através de um visitante que veio de outro estado. Devemos ser persistente no trabalho que nunca pára.

O projeto justifica-se pela necessidade de mudanças de hábitos e atitudes em relação ao meio ambiente, visto que parte da população não cuida do seu pedaço. A fim de evitar e prevenir problemas graves no futuro, em relação à proliferação de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em um processo permanente e continuado de Educação Ambiental envolvendo a participação coletiva, a fim de constituir uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo de construção da cidadania.

A grande importância da aplicação é devido ao clima quente e úmido, propicio a proliferação do mosquito extinguindo a possibilidade de que, se não houver o cuidado poderá gerar um surto epidemiológico. O passeio foi muito gratificante, pois a alegria no rosto das pessoas envolvidas já compensou. 

Quero aqui deixar meus agradecimentos ao Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional que nos proporcionou este presente através da Linha Ecológica. A Linha Ecológica é desenvolvida dentro de uma parceria da Itaipu Binacional e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Em atividade desde 2002, o programa dispõe de uma agenda de atividades específicas para cada ano Altônia faz partes dos municípios da BP3.


Um abraço,
Janete Silva Hackl
Gestora municipal de Educação Ambiental de Altônia











Nenhum comentário: