quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Projeto: meu Bairro. Eu amo! Eu cuido!

Projeto: meu Bairro. Eu amo! Eu cuido!


Inauguração do Projeto: Meu bairro. Eu amo! Eu cuido!
            Dia 23 de agosto foi inaugurado o Projeto: Meu bairro. Eu amo! Eu cuido! O Projeto é do Centro de Educação Ambiental através da Gestora municipal de Educação Ambiental Janete Silva Hackl e da Gestora Municpal de Cultura e Patrimônio Maria Aparecida de Oliveira, em parceria com a guarda Municipal de Altônia através do Comandante Gomes, da associação dos pais dos guardas mirins e da comunidade dos conjuntos habitacionais Barão do Rio Branco e Joaquim Antonio da Luz formando um grande coletivo educador ambiental. Pessoas que não medem esforços para realizar ações de sensibilização em relação aos cuidados com o meio ambiente, principalmente nas horas vagas, nos sábados e domingos. Para o projeto foi realizadas a aquisição de contêineres para armazenar os resíduos sólidos que irão para a Associação dos catadores, no Programa Coleta Solidárias e uniformes para os guardas mirins que irão atuar diretamente nas ações do projeto. A inauguração teve a presença da comunidade, de autoridades, do radialista Brandão Junior, de parceiros e colaboradores do projeto e foi marcada por uma linda apresentação da fanfarra da guarda mirim municipal.

            No mesmo projeto com o apoio do Programa Encontros e Caminhos foi implantada uma “horta mandala” comunitária, agregando valores a uma alimentação saudável, a uma produção ecologicamente correta, com os princípios da agroecologia e ao trabalho que já vem sendo realizado com os resíduos sólidos urbanos, enfatizando também a importância da compostagem no reaproveitamento dos resíduos orgânicos.
 Esta horta foi implantada na sede da guarda militar, em um terreno que antes era abandonado, e hoje transformado numa linda e produtiva horta. Um espaço que antes era considerado de risco para os adolescentes e jovens da comunidade, representado pelo Comandante da Guarda Municipal e Chefe de Divisão de Segurança, O Sr. José Antonio Batista Gomes.
            O trabalho da horta foi coordenado pelo  comandante José Batista Gomes que dirige as ações no bairro e pelo Engenheiro agrônomo Thiago Henrique D’ Lai da Biolabore - Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná juntamente com os gestores municipais de Educação ambiental e do coletivo.  A Biolabore tem como missão fornecer serviços técnicos especializados e produtos para o desenvolvimento sustentável.

            Thiago é cedido pela Itaipu Binacional para prestar assistência técnica aos agricultores da Agricultura familiar que também fazem parte deste grande coletivo educador. Ao mesmo tempo em que aprendem as práticas sustentáveis também repassam conhecimentos e auxiliam nos trabalhos.

          O Projeto Meu bairro. Eu amo! Eu Cuido! É um convênio do Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, através do Convênio Linha Ecológica: Educação Ambiental e Cultura CONVÊNIO 4500049115, do Programa “Encontros e Caminhos”, da Secretaria de Meio ambiente, da Biolabore com o técnico agrícola Thiago que abraçou a questão da horta, num trabalho contínuo, capacitando os guarda mirins, pais e comunidade, coletivo jovem e agricultores com a agroecologia que formam um grande coletivo junto com os gestores de Educação ambiental, com apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Comunicação, Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e Lazer através do Secretário Carlos Alberto Buosi e do prefeito Valdenir Gervasoni, do CORIPA, do Conselho Municipal de Meio ambiente e de todos os colaboradores e parceiros.

Um abraço,
Janete Silva Hackl
Gestora Municipal de Educação ambiental


Inauguração do Projeto:
Meu bairro. Eu amo! eu cuido!

Inauguração com apresentação da
fanfarra da guarda mirim




Produção da horta comunitária

Fruto de nosso trabalho dentro do Projeto e
Encontros e Caminhos

momento da partilha



A união faz a força

Engenheiro agrônomo Thiago
 orientando a colheita

Em frente ao portal construído com
 materiais doados e ajuda da comunidade

Entrega do contêiner na escola do
distrito Jardim Paredão 




Alegria estampada no rosto do coletivo
Valeu a pena!
Uniformes adquiridos através do convênio
para os guarda mirins atuarem no projeto.

Entrega dos contêineres para o armazenamento
dos resíduos sólidos  nas escolas. 
.








Nenhum comentário: