sexta-feira, 6 de setembro de 2019


Dia 06/09 foi dia de graffiti no Centro de Educação Ambiental de Altônia junto com alunos das escolas Telma Aparecida Pessato Bonfim, Escola Dom Bosco, Antoine Elias e Carlos Gomes, Esta é uma atividade do Programa Encontros e Caminhos da Itaipu Binacional e Lindeiros, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Educação Cultura, Esportes e Comunicação e Prefeitura municipal com o objetivo de socializar a arte em todos os espaços públicos, promovendo o conhecimento da nossa realidade.
O trabalho de graffiti é uma forma de expressão cultural através das cores. Uma forma de acordar às expressões da questão social que se revelam sobre as condições de vida da população brasileira, no tocante do trabalho, saúde, moradia, educação, alimentação, dentre outras; mas se coloca também como resistência e luta por igualdade e equidade social como arte urbana. Objetiva ampliar as possibilidades de expressão, sobretudo de cidadãos silenciados.
O Projeto graffiti surgiu para “a-cor-dar”, ou seja, dar cor, colorir. Acordar para a realidade nas questões sociais.
A atividade também está relacionada às comemorações do dia da árvore a ser comemorado no dia 21 de setembro.
No início dos trabalhos, o grafiteiro Isaac Souza de Jesus abordou diversos assuntos relacionados à arte, direcionando também para as questões sócio-ambientais que estamos vivenciando no dia a dia através do consumismo e destruição do planeta.
Os alunos e professores foram participativos e realizaram um lindo trabalho dando vida e cor ao Centro de Educação Ambiental de Altônia onde fica a Sala Verde Planeta Vivo.
Mais um atrativo para quem realiza caminhada no Bosque Municipal João Antonio da Mata.
O desenho foi pensado na Educação Ambiental, voltada ao passado, que com ajuda de muitos foi transformado em um bosque e um espaço para a Educação Ambiental. Antes o terreno era um lixão e hoje um bosque que abriga variedades de espécies de árvores e aves. Nossos sinceros agradecimentos a todos os envolvidos e a Itaipu Binacional e Lindeiros por nos proporcionar colorir com arte o nosso CEAA - Centro de Educação Ambiental de Altônia.

Um abraço,
Janete Silva Hackl
Gestora Municipal de Educação ambiental de Altônia











Nenhum comentário: