segunda-feira, 24 de junho de 2019

CONHECENDO AS BELEZAS NATURAIS DO NOSSO MUNICÍPIO


CONHECENDO AS BELEZAS NATURAIS DO NOSSO MUNICÍPIO

Educação Ambiental – Conhecer para preservar as belezas do nosso pedaço.
19/06/2019 foi dia de Educação ambiental e turismo rural com os alunos de Formação de Docentes do Colégio Estadual Malba Tahan, acompanhados das professoras, orientadora, estagiária e da gestora municipal de Educação Ambiental Janete Silva Hackl em uma visita no Sítio Faria, na Estrada Paineira II.

As atividades iniciaram com as boas vindas dos proprietários com um delicioso café da manhã. O casal falou que tudo aquilo foi conseguido com muito trabalho, dedicação e amor à terra. Os alunos e professores puderam ver de perto a plantação de café em diferentes fases de plantio, irrigação, o processo de cultivo, beneficiamento, torrefação, embalagem e comercialização. Os alunos tiveram um momento de contemplação da natureza, participaram de uma caminhada por trilha interpretativa até a maior lagoa de água doce do estado do Paraná que deixou os envolvidos encantados com tamanha beleza.

A lagoa Xambrê faz parte do Parque Nacional de Ilha Grande na cidade de Altônia PR e é considerada um berçário natural de espécies em extinção que precisa ser preservada.
Todo o trabalho foi acompanhado pela família Faria e as informações técnicas foram repassadas pelo filho Felipe que é engenheiro agrônomo e que falou sobre os processos de cultivo, irrigação e cuidados para com o meio ambiente e que ele se formou e voltou para a propriedade para colocar em prática todo o seu aprendizado, valorizando a qualidade de vida no campo em meio a natureza.

O engenheiro agrônomo Felipe aproveitou para sensibilizar e incentivar os jovens a repensarem seus valores e a  serem agricultores, que na agricultura também se consegue sobreviver e se realizar enquanto mediador da história local, da valorização do Eu e do lugar onde se vive.

O Centro de Educação Ambiental de Altônia/Sala Verde Planeta vivo agradece a colaboração da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer pelo transporte e aos professores e alunos do Colégio Estadual Malba Tahan por aceitarem fazer parte deste processo de educação ambiental do Coletivo Educador Municipal Ambiental de Altônia, pois são futuros@s professores@s e com certeza irão repassar os conhecimentos aos seus futuros alunos.

Um abraço,
Janete Silva Hackl
Gestora Municipal de Educação Ambiental de Altônia








Nenhum comentário: